domingo, outubro 05, 2014

Nessa corrida que é a vida...

...vim desejar um ótimo domingo de eleições a todos. Ainda não votou? Corre lá porque vai acabar!

Eu sei que muitos questionam esse negócio de democracia em que somos obrigados a fazer coisas, como votar, sob pena de multa. Posso dizer que, especificamente nestas eleições, também pensei muito a respeito disso.

Naquela ideia de permitir aos cidadãos participar da escolha dos dirigentes do país, somos obrigados a manifestar nossa opinião através do voto. O que acontece, muitas vezes - agressivamente, nesta, posso dizer -, é que não temos ninguém que consideremos qualificado o suficiente pra gerir o país e, mesmo assim, temos que ir até as urnas e escolher alguém. Difícil missão.

Aí, me ponho a pensar: é verdade que, por um lado, a não obrigatoriedade pode gerar uma omissão generalizada de grande parte da população em sua responsabilidade enquanto nação, que estaria concentrada, entre outras coisas, na escolha, fiscalização, acompanhamento dos governos e governantes - aqui incluídos todos os cargos; mas, de outra ponta, a facultatividade talvez levasse aos candidatos a obrigação de nos apresentar propostas mais consistentes, programas de governo compatíveis e organizados, que pudéssemos, inclusive, nos lembrar e acompanhar, efetivamente fiscalizar, de alguma maneira o cumprimento. 

Mas, confesso, esse é um grande conjunto de achismos e a verdade que temos é que fomos lá e cumprimos nosso papel, esperando que os "escolhidos" correspondam. Nos resta acompanhar. 


Ah, e como estou aqui e o tema é cidadania, aproveito para contar que, ontem, participei da Corrida Juntos Podemos Mais do Projeto Diga Não À Fome. Além do valor das inscrições, que seriam utilizados em benefício dos assistidos pelo projeto, cada participou levando 1kg de arroz e 1kg de feijão. É um projeto muito bonito de ajuda e solidariedade, que vale a pena conhecer o trabalho clicando aqui

Fica o registro: mais o que uma medalha no final, a sensação de poder ajudar quem precisa praticado um esporte que amo é maravilhosa. 

Bom fim de domingo e uma ótima semana a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!