segunda-feira, outubro 06, 2014

Falando de eleições...

Prometo não me alongar na minha manifestação de opinião, mas me recuso a deixar de falar sobre o quão decepcionantes tem sido, a cada eleição, os resultados. 

Já era esperado, na apuração, um conjunto de candidatos eleitos sem qualquer conexão. Ok, cada um tem sua opinião e é livre para manifestá-la através do voto, mas esperava, ao menos, um pouco mais de coerência individual. Nessa fartura de opções ruins, o que ouvi foram pessoas que votariam em candidatos totalmente e manifestamente opostos em suas propostas. Será que essas pessoas pensaram, analisaram falas e atitudes, antes de escolher seus candidatos?

Vi gente que havia esquecido a cola com os números dos candidatos, não sabendo sequer o nome do escolhido para procurar na relação colocada em letras minúsculas ao lado da urna.

Fui interrompida, no meu caminho, por gente com a cola pronta na mão tentando me convencer a votar em A, B ou C.

Tenho receio, muito receio quanto a viabilidade de se atingir bons resultados em termos de gestão de país dessa forma que estamos caminhando. E tenho dúvidas do quão democrático é dar essa liberdade a cada um sem instrução, sem garantir que cada um tenha capacidade de analisar e saber o que quer, o que precisa e o que espera ou deve esperar. Sem esquecer daqueles que, sim, tem capacidade para raciocinar, mas não estão nem um pouco preocupados com quem chegará ao poder, por considerarem não ser deles essa responsabilidade.

Não que a democracia não seja a estrutura ideal. Com certeza é. Mas ela também precisa ser bem gerida e aplicada porque, do contrário, ela deixa de ser a possibilidade de escolha livre feita por cada um, segundo sua própria análise, passando a mera repetição de uma escolha guiada e dividida entre blocos de "amigos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!