domingo, julho 13, 2014

Quando, na Copa, não se vai bem, cabe a cozinha precisa manter o show!

E, quando mistura saúde e criatividade, é certeza de sucesso!

Pra hoje, um pouquinho de tudo: escondidinho de bacalhau, geleia de maracujá com laranja, suco de agrião com maracujá e chá de casca de laranja. Preparado?

Escondidinho de bacalhau 

Massa: 4 batatas medias - 1 cenoura - água suficiente para cobri-las - 4 colheres de sopa de creme de leite - 1 pitada de sal e de páprica

Quem começa os trabalhos é a panela de pressão com os três primeiros ingredientes. Deixe 15 minutos após iniciar a pressão, desligue o fogo e deixe escapar tudo naturalmente. Finalizado o processo, misture os outros dois e reserve. Parta para a segunda etapa.

Recheio: 1 prato de lascas de bacalhau - água suficiente para cobri-las - 1 xícara de salsa, cebolinha e hortelã picadinhos - 6 colheres de creme de leite - azeite a gosto

Leve os dois primeiros a fogo, deixando por cerca de três minutos após levantar fervura. Escorra e repita a operação. Escorra pela segunda vez, desfie em pedaços não muito pequenos as lascas e misture os demais ingredientes. 



Tudo pronto, agora é só montar: metade da massa, recheio e a outra metade. Leve ao forno por 15 a 20 minutinhos e perfeito! Quer dar um toque pessoal especial, libera a criatividade! Pode colocar um queijo por cima, um molho ou ainda liberar a imaginação. Eu, por exemplo, espalhei um ovo mexido antes de levar ao forno; ele cozinhou e olha como ficou lindo!

Geleia de maracujá com laranja

4 laranjas, 2 maracujás e açúcar fit (aqui, fica a gosto do cozinheiro, ok? pode ser o magro; pode ser o demerara; se você não quiser economizar nas calorias, pode até ser o cristal etc). 

Atenção para algumas coisinhas: as laranjas devem ser descascadas retirando toda a parte branca e o maracujá pode ir com caroços e tudo, se ninguém se incomodar com eles. E não esqueça de guardar as cascas de tudo. Elas rendem ótimos chás!

Como gosto de pedacinhos procedi da seguinte forma: depois descascadas as laranjas cortei em pedacinhos e levei ao fogo com a polpa do maracujá e o açúcar. Depois de cinco minutos de fervura, retirei pouco mais da metade dos pedaços de laranja e bati no liquidificador brevemente; depois, devolvi ao fogo para, mexendo e vez em quando, aguardar chegar ao ponto desejado. Foram, aqui, cerca de 40 minutos.

Suco de maracujá com agrião e chá de malva: procedimento normal. Em se liquidificando, tudo dá. Eu recomendo! Fica ótimo na torrada, no pão 100% integral, no bolo, com frutas e até com um bom chocolate meio amargo como sobremesa.

E olha que beleza: o maracujá é rico em benefícios, né? Dentre eles, vitaminas A, C, complexo B, ferro, cálcio, além de ter muita fibra solúvel, evitar picos de insulina, combater o colesterol e ajudar a emagrecer. Sobre os outros ingredientes, falei dos benefícios em outros posts. É só clicar: agrião e malva

Para o chá de casca de laranja, também, fiz o procedimento normal de chá: fervi a água, despejei sobre as cascas de laranja e deixei apurar por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e beber quente, morno, frio, d jeito que preferir.

E, aí, gostou? Se inspirou? Talvez tenha sido isso o que faltou a nossa seleção: inspiração, criatividade, dedicação. 

Seguimos, nós, então, criando e ganhando saúde. Vai lá, experimenta! Você vai gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!