domingo, julho 06, 2014

O que seria da inovação se não fosse curiosidade? Resolvi, enfim, conhecer a argila.

Como eu, você já deve ter lido diversas coisas sobre a argila. E, sim, deve ter ficado um tanto curioso, até pelo tanto que tem sido falado a respeito. Mas você já experimentou e sentiu seus efeitos?

Bom, nesse momento Copa do Mundo da vida, com diversos feriados e um pouquinho de tempo sobrando para experiências culinárias, estéticas e fitness, resolvi experimentar e vim aqui contar algumas coisinhas pra vocês.

Começando do começo, a pesquisa. Primeira informação: a argila é resultado da transformação de rochas naturalmente ricas em sais minerais (Corpo a Corpo). Mas como assim? De forma bem simplificada, a argila primária é um componente de origem mineral, formado pela alteração das rochas, por ataque químico (pela água, por exemplo) ou físico (que pode se dar pela erosão), que ocasiona sua fragmentação em partículas bem pequenas. As argilas secundárias seriam, de maneira natural, aquelas levadas pela corrente de água e depositadas em locais onde não fiquem mais em suspensão, no ar. 

E por que ela é benéfica para pele e cabelo?

Como é composta por diversos oligoelementos ou microminerais, que são essenciais para os seres vivos, como cobre, zinco, manganês, ferro, funcionam como potencializadoras de alguns efeitos específicos, como esfoliação, desintoxicação, reconstituição de tecidos e circulação.

E é de acordo com a coloração da argila, é que se pode verificar sua composição e benefícios específicos. Aqui vão as que considerei mais interessantes:

  • Argila verde: trazendo basicamente ferro, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio e cobalto, possui ação absorvente, tensora, cicatrizante e analgésica, sendo benéfica no combate a oleosidade de pele e cabelos, além de favorecer a circulação. É também um bom esfoliante.
  • Argila vermelha: rica em óxido de ferro e cobre, hidrata e previne o envelhecimento da pele. Ótima também na redução de medidas.
  • Argila preta: também conhecida como lama negra, possui alto teor de alumínio e silício, sendo por isso um grande aliado para o rejuvenescimento. Tem ação anti-inflamatória, absorvente, anti-stress.
  • Argila cinza: forte em sílica, sendo muito eficaz para reduzir inchaços e edemas.
  • Argila amarela: Grande fonte de dióxido de silício e silício, elemento catalizador para a formação do colágeno da pele, muito indicada, por isso, para tratamentos de rejuvenescimento. Favorece também no tratamento da flacidez cutânea.
  • Argila branca: argila primária, formada por silicato de alumínio hidratado, resultante da alteração das rochas pela chuva, processo muito comum, possui um ph muito próximo ao da pele, sendo indicada para clarear, absorver a oleosidade sem desidratar e cicatrizar.
  • Argila rosa: para peles suaves, compõe-se da mistura das argilas vermelha e branca.

E, aí, achou interessante? Como disse antes, os salões estão trazendo inúmeros tratamentos com essas argilas. Resolvi experimentar a verde, no rosto, como adstringente, e no abdome, pra ver se ela some de vez com aquela última gordurinha que as séries de abdominal, crossfit e a corrida estão lutando incansavelmente pra combater. 

Então, como usei?

Olhei em vários sites e, como sempre, colhi informações de cada um deles pra fazer meu resultado final. Misturei 3 colheres de sopa de argila verde com soro fisiológico até conseguir uma consistência pastosa, não muito mole. Mistura feita, apliquei três gotas de azeite, que além de ser perfeito para a saúde na alimentação, tem grande resultado na hidratação e renovação da pele e dos cabelos, e separei. Antes de colocar nos locais pretendidos para o tratamento, fiz uma esfoliação com fubá e óleo de amêndoas no abdome e, no rosto, troquei o óleo de amêndoas pelo hidratante. Terminada esta etapa, apliquei a argila e deixei por 30 minutos. Terminado o tempo, retirei com água morna.

Algumas considerações iniciais: muito fácil de fazer! Além disso, o efeito tensor é real! Você sente repuxar conforme vai secando! A pele do rosto fica ótima: alguns pontinhos de acne leve sumiram e a oleosidade foi embora. O abdome ainda precisará de acompanhamento. Li algo sobre  5 a 8 aplicações, que não pretendo fazer todos os dias, apesar de encontrar diversos sites garantindo a possibilidade, então, quem quiser pode ficar a vontade.

Espero que tenham gostado da novidade e, principalmente, trazer e receber boas notícias. Até mais, então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!