segunda-feira, julho 28, 2014

Criando na cozinha...

Férias, frio e mal estar durante a corrida podem ser uma ótima justificativa para uma nova criação saudável na cozinha.

Pensando em fazer um creme de palmito com frango desfiado, resolvi acrescer outro ingrediente que gosto muito e também muito benéfico: canjiquinha. Antes de dizer como fiz, que foi bem simples, vou falar um pouquinho dos benefícios dos dois ingredientes principais, pra dar mais um estímulo para vocês experimentarem.

Famoso desde a época da colonização - sabia que o palmito foi um dos itens que integrou a lista de Per Vaz de Caminha sobre as riquezas do Brasil que ainda não era Brasil? -, o "coração da palmeira" é um alimento pobre em gorduras e rico em fibras e sais minerais, como potássio, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, ele traz as vitaminas A, B e C, é benéfico ao sistema imunológico e combate a retenção de líquido.

Já a canjiquinha vem do milho, que também possui baixas calorias e é ótima fonte das vitaminas A, B1 e C. De forma geral, ainda, o milho, em suas variadas apresentações, auxilia no combate à prisão de ventre, na redução dos níveis de colesterol e ajuda a prevenir dos problemas cardíacos.

Mas, quanto a "feitura", como disse, foi bem simples, então, prepara os ingredientes e vem comigo, que vai ser bem rapidinho!

Antes de tudo, coloquei por 2 minutinhos em água fervendo meio vidro de  500g de palmito picado. Escorri e reservei. Depois, como fiz só pra mim e pensando numa "almojanta", refoguei 1 cebola e 1 tomate picados em uma colher de azeite. Depois de cerca de 2 minutinhos, acresci uma xícara de canjiquinha, misturei no refogado e acresci 3 xícaras de água. Depois que levantou fervura, misturei e desliguei o fogo, porque a canjiquinha começou a engrossar e não queria que ficasse muito consistente - se quiser mais consistente, fique a vontade. Atingida a consistência desejada, desligue o fogo e tempere a gosto. Eu coloquei pimenta do reino e gengibre, ambos em pó. Não é porque fui eu quem fez, mas ficou uma delícia. Estou até ansiosa para o almoço!

E, você, o que tem criado de saúde em seu dia-a-dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!