sábado, junho 21, 2014

Mas e a Copa?

Sim, a Copa do Mundo mesmo! Tão questionada, mas acontecendo.

E estão uma loucura de surpreendentes alguns jogos! Seleções campeãs saindo ou brigando pra continuar, seleções um tanto desacreditadas ou de menor expressão no cenário mundial se classificando. Não sei se elas vão chegar até o final, mas, agora de início, é legal isso, renovação, mudança de ares.

De modo inverso, é interessante a postura de muita gente. Não a brasileira ou a carioca, mas toda a gente de todo o mundo. É um tal de gente invadindo, quebrando, agredindo... E não é só nos estádios! É em tudo, nos jogos, nas manifestações, nas escolas, nas ruas, em todos os lugares do mundo! 

Posso estar errada, mas falta maturidade nessa movimentação. Não sei se as eleições podem mudar as coisas, mas acredito que essa gente que manifesta deveria se movimentar neste sentido. Entrar lá, contaminar por dentro, renovar, mudar os ares. Se forem muitos, talvez alguém escute; talvez, eles se escutem e comecem a pensar juntos, falar juntos, de modo civilizado. Com certeza, será difícil, mas, de repente, também funciona.

Não acredito que a Copa das Copas seja um acontecimento tão absolutamente benéfico pro desenvolvimento do país. Se os benefícios tivessem que acontecer, isso deveria começar antes, tornando o Brasil  e o povo brasileiro estruturado, em qualidade de vida, para saber filtrar e absorver tudo o que pudesse vir de bom. O que tivemos, por exemplo, foram obras intermináveis, geradoras de cidades que continuam completamente quebradas até após o mundial. O que tivemos foram aeroportos com um mau funcionamento e enchentes a cada chuva que permanecem. E o que continuamos a ter foram os problemas que já tínhamos, em (falta de) saúde, (falta de) educação e (falta de) segurança.

Mas, não acredito, como dizem por aí, que a educação ou a saúde, por exemplo, continuarão ruins por culpa da Copa acontecer no Brasil. O dinheiro que foi gasto com a Copa, infelizmente, já não seria destinado a esses itens básicos e fundamentais. Seria "investido" em quaisquer outras coisas, mas não neles. Assim, não acredito também que a Copa seja um acontecimento tão absolutamente prejudicial pro desenvolvimento do país. Talvez possamos aprender algumas coisas, como a tão aclamada limpeza dos japoneses ou a possibilidade de superação de resultados negativos em viradas exemplares, como mostraram Equador, Bélgica, Uruguai e até o Brasil em alguns jogos.

Sei lá, apenas refletindo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!