quarta-feira, junho 18, 2014

Brincando de copa...

Sabe qual? Aquela que é parceira da cozinha? Então...

Gracinhas a parte, hoje foi dia de fazer geleia pra, vez ou outra, comer com o pão 100% integral (lembra?) ou com biscoitinhos tipo Levíssimo ou Nesfit Combina Com Centeio, que eu super recomendo, leves e pouco calóricos. 

Enfim, como de costume, pesquisei algumas receitinhas e fiz a minha, dando aquele toque pessoal. 

E, aí, como ficou? Linda, deliciosa e com um aroma convidativo a um bom café. A imagem comprova! Não?


Então, vamos à receita:

4 tangerinas grandes
4 colheres de sopa de água
1 1/2 xícara de açúcar fit (eu usei este, mas da próxima vez talvez usarei o Magro, que tem metade das calorias)
gengibre em pó e cravo a gosto

Comece batendo no liquidificador duas tangerinas, sem caroço, mas com casca (claro, se você gostar do sabor mais cítrico; se não, pode bater sem a casca) e a água. 

Enquanto o liquidificador trabalha, descasque as outras duas tangerinas. Com essas cascas, você pode fazer um chá delicioso pra degustar junto com a geleia! Fica a dica. Voltando, depois de descascar as outras duas tangerinas, retire também o caroço, pique em pedaços menores e coloque na panela em foco médio para baixo. Deixe que saia o suco na panela e mexa de vez em quando, durante cerca de 10 minutinhos. A partir daí, coloque o açúcar. Você pode fazer como eu fiz: coloque metade - dá cerca de 18 colheres rasas de sopa -, aguarde 10 minutos e depois coloque a outra metade junto com o suco resultante do trabalho que fizemos no liquidificador lá no começo da receita.  Se preferir, pode colocar tudo ao mesmo tempo: o açúcar e o suco resultante do liquidificador.

Agora, começa a arte da paciência: serão cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando e retirando, no começo, uma espuma branca que surgirá por cima e deixará um sabor um pouco amargo. Aos poucos a consistência desejada vai se formando, a espuminha para de se formar e o sabor ficando maravilhoso. É só aguardar chegar no ponto de geleia.

Depois de pronta, basta deixar esfriar um pouco e, se gostar, misturar o gengibre em pó a gosto e alguns cravinhos da índia, para dar mais sabor. 

Esterilize um vidro e guarde - pelo que soube, dura até 2 meses. Vamos ver.

Está pronto seu composto de sabor e aroma para um ótimo café. Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!