terça-feira, março 25, 2014

Todos os dias, que tal um suco verde?

Já falei sobre o suco verde e o benefício dos vegetais, principalmente os verde escuros, além das frutas, leguminosas e legumes, né? 

Então, todos os dias faço um suco verde, batendo no liquidificador, em regra, um item de três grupos: 

1. espinafre, couve, agrião ou alface; 
2. abobrinha, beterraba, cenoura, batata doce ou tomate;
3. maçã, melancia, abacaxi, laranja, limão ou mamão.

Ah, claro, sempre a base líquida é um chá verde, mate, boldo, cravo e canela, entre outros, com linhaça e gengibre, pra fortalecer. Nunca experimentei a chia, mas dizem que é bom.

Com a linhaça, faço o processo prático de fermentação: basta colocar de molho em água morna de noite para usar pela manhã. Quantidade? 4 colheres de água para 1 de linhaça. O mesmo vale para a aveia, para a chia e até mesmo para outros grãos, como o grão de bico, o feijão e a lentilha.

E por que isso? Porque os grão contém ácido fítico em sua camada externa. Esse ácido pode se ligar ao cálcio, ao magnésio, ao cobre, ao ferro e ao zinco no trato intestinal, impedindo sua absorção. E aí o que acontece? Você acaba ficando com deficiência nesses minerais e o que era para ser ótimo para a saúde acaba sendo um tanto quanto prejudicial. Então, é sempre bom fermentar os grãos antes de consumir desse jeito que expliquei acima para diminuir o ácido fítico e potencializar os nutrientes oferecidos. Já os grãos como lentilha, grão de bico e feijão, que são cozidos, basta cozinhar de forma lenta.

E por que eu estou contando isso, de novo? Porque a misturinha de hoje foi inédita na minha produção e, pelo que pesquisei, muito nutritiva. Não que as outras não sejam, mas, para elas, já fazia ideia de boa parte dos benefícios. Na verdade, não botava muita fé na melancia, apesar de já ter publicado aqui um post falando dela (Já pensou na facilidade que são as frutas?). Mas, olha, ela me surpreendeu!

A melancia é rica em vitamina A e betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Quer melhor que isso? Tudo isso numa frutinha só!

Pensa agora nesses benefícios somados aos do espinafre: rico em ácido fólico, que é essencial para o sistema nervoso, potássio, vitaminas k e C, cálcio, ferro e fósforo, além de antioxidantes.

Curtiu? Então, aproveita!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!