quinta-feira, março 20, 2014

Quando o sono não é bom...

Para ter qualidade de vida, é fundamental se alimentar de forma saudável, dormir bem e se exercitar adequadamente. Todo mundo já ouviu essas três máximas, não é verdade?

Mas e se um desses três pilares não funcionar muito bem?

Quanto a alimentação e os exercícios, é possível compensar, sem exageros, como já falamos em alguns posts, como Até que ponto buscar a saúde é ser paranoico?, Tempo, como você falta. Atualizando as ideias, Decifrando enigmas, Sal, tão natural, E o tempo para a corrida, como gerir?, Os números estão para os resultados assim como... (coloquei alguns links como exemplo, mas pode procurar nos arquivos do blog ou fazer uma busca mais específica, bem aqui do lado direito da tela). 

Mas e quanto ao sono? E quando ele falta ou vai embora antes da hora devida?

Vamos esclarecer alguns pontos. Li um pouco a respeito da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, da qual recomendo a leitura, e vou trazer o que considerei interessante pra nós.

Primeiro, já ouviram falar dos ritmos cicardianos? Nunca havia ouvido falar, então, começarei por ele: ritmos cicardianos são períodos de 24 horas sobre os quais se baseiam os ciclos biológicos dos indivíduos. E qual é a importância disso? Isso afeta diretamente o que se chama relógio biológico, controlando principalmente o sono e o apetite! E é por isso que, normalmente, sentimos sono e fome nos mesmos horários, mesmo que o ritmo de nosso dia tenha sido um pouco diferente. 

Já repararam nisso?

Só pra reforçar, como li lá no Corre Mulherada!, o sono é dividido em 5 fases: as 2 primeiras são leves, a 3ª e a 4ª um pouco mais profundas e profunda na fase 5. Cada fase dura cerca de 1h30.

Pois bem, se você tem uma alteração no seu ciclo cicardiano, ou seja, se você tem interrupções no sono, por uma noite, seu relógio biológico não se ajustará automaticamente. Isso significa que você ficará em débito, já que o sono é fundamental para a reparação fisiológica e de energia, Provavelmente, então, não cumprindo bem esta etapa, você terá alterações no curso de seu dia, como sono. metabolismo lento, mau humor, cansaço físico e mental, redução no desempenho nos treinos e falta de concentração em momentos incomuns. 

Isso só reforça aquilo que todo mundo sempre soube: um bom sono garante menos cansaço no dia seguinte e mais disposição para as atividades físicas.

E por que estou contando tudo isso?

Porque, se você tiver uma noite mal dormida e isso te fizer acordar muito cansado, caso que aconteceu comigo hoje, verifique suas reais condições de realizar um treino da proporção que havia planejado. Se o treino já era leve, ótimo. Mas, se o treino seria mais intenso, reduza um pouco e compense no outro dia - troque a ordem dos treinamentos, se era corrida hoje e caminhada amanhã, caminhe hoje e corra amanhã.

No meu caso, hoje seria até um dia de caminhada seguida de fortalecimento, maso sono me abandonou rápido, acordei destruída e o calor estava desfavorecendo, então, como o show não poderia parar, preferi fazer 15 minutos de step em casa mesmo, pra manter um treino aeróbico de aquecimento, e seguir com meu circuito de localizada + abdomen/core + aeróbico.

Ah, pra não deixar de dar um dica para favorecer o sono com a alimentação, segue uma listinha de alimentos que ajudam seu corpo a relaxar:

- banana, sementes de abóbora, girassol, linhaça e gergelim, vinho tinto, fontes de melatonina, o hormônio do sono;
- cereais integrais;
- vegetais, ricos em magnésio, pra relaxar o corpinho;
- chá de camomila de noite e chá verde de dia;
- alface, que tem propriedades sedativas; e
- leite morno.

Então, é essa a mensagem de hoje: respeitem seu ritmo e os sinais do seu corpo. Tenham bons sonhos e ótimos treinos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!