domingo, março 09, 2014

E nada melhor para um domingo que trabalhar o core com a ioga, certo?


É isso mesmo, povo! A região abdominal é uma região importantíssima pra quem pretende correr ou já corre e pretende melhorar seu desempenho. 

E o tal do core, que tanto falam? São os 29 pares de músculos que compõem esta região (abdominal), além dos glúteos, do quadrado lombar  dos músculos do assoalho pélvico. Eles tem a função de equilibrar o organismo e estabilizar a coluna. Olha que perfeito! Vai muito além de ficar com o abdômen sarado; é busca do bem estar, do desenvolvimento, do aumento da resistência e de evitar aquelas desagradáveis dores na coluna que a idade ou o trabalho costumam nos proporcionar!

Ok, e como você pode trabalhar os músculos do core?

Existem várias possibilidades de exercício. Por exemplo, a respiração correta e a manutenção da postura já são os primeiros passos para este fortalecimento. E, neste caso, um é consequência do outro: se você mantém a postura correta, provavelmente vai respirar de maneira mais adequada e, se você respirar corretamente, certamente sentirá a necessidade de corrigir sua postura. 

E como corrigir a respiração? É simples, basta voltar a ser criança. Quando observamos um bebê, sabemos que ele está respiramos porque vemos que sua barriga enche e esvazia, certo? Isso é respirar certo, sem vícios! A respiração deve contar com o trabalho do diafragma. O ar deve entrar por nossas vias e percorrer o caminho dos pulmões até nossa barriga. Quem deve encher é ela e não o pulmão! Esquece o barriga pra dentro e peito pra fora, que te empurraram com a respiração toráxica! Se a respiração se limitar a encher os pulmões, o oxigênio não entrou direito no seu corpo, consequentemente, na expiração, não sairá todo o gás carbônico que deve sair de você. Entendeu?

Reeducar a respiração é um exercício e tanto! E, com o tempo, se tornará natural, pode ter certeza! Você vai perceber como seu fôlego vai aumentar para atividades simples do dia-a-dia!

E, falando de exercícios, vamos  a eles!

O primeiro é exatamente o de reeducação respiratória. É simples: deitado, coloque a mão na barriga. Inspire profundamente, pelo nariz, sinta o ar percorrendo o caminho até encher a barriga. Com calma, expire até sentir todo o ar sair de lá. Mas tem que ser todo, mesmo! Contraia o abdômen na expiração. No dia-a-dia, sentado, na cadeira do trabalho mesmo, você pode repetir esse exercício discretamente. Inspire até encher a barriga e expire contraindo o abdômen, fazendo todo o gás carbônico sair de você.

Falei sobre a reeducação postural lá no Um dia de muito trabalho e de mil possibilidades de saúde. Dá uma olhada!

Além disso, conhece a prancha ventral? Acho um exercício legal, simples, que, se feito com cuidado, pode ser muito eficaz.




A prancha lateral e a  elevação de quadril também são ótimas pedidas para o trabalho do core!

        


Como sou adepta, aproveito o tema pra recomendar a ioga como uma forma de trabalho integrado do core. Você tem a oportunidade de, com calma, conhecer exatamente cada músculo trabalhado, perceber este trabalho e notar, gradativamente, sua evolução. Dá uma olhada, tenta! Vale a pena! 


  


Um ótimo domingo de saúde a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!