segunda-feira, janeiro 27, 2014

O poder da respiração, não apenas para o corredor

Estava lendo umas matérias da Runner's World ontem a noite e vi uma que me deixou muito feliz: primeiro, porque descobri que inconscientemente fazia o certo; além disso, porque explica muito bem porque esta é a forma ideal de respirar, não apenas para o corredor, mas para qualquer ser humano que anda pelos caminhos da vida.


É engraçado pois cheguei a esse modelo de respiração 3:2 ou 2:1 a depender da velocidade da corrida ou da caminhada através do teste de adaptação. Como assim? Li, em alguns artigos que tratavam da respiração na corrida que não existia uma forma de respirar ideal ou uniforme para todos os corredores. Diziam que cada um tinha o seu respirar ideal. Realmente acredito nisso. Busquei o meu durante os treinos, principalmente quando decidi iniciar nos 10km, lembram? Se não, dá uma olha lá no Qual é a boa?

Bom, ao longo dos treinos, cheguei à conclusão de que alternar 3 passos inspirando e dois expirando era confortável e me permitia manter mais tempo o ritmo da corrida leve e, mais pra frente, até na moderada. Quando parti pra corrida forte, senti que precisava diminuir o intervalo e o 2:1 funcionou bem.

Fiquei feliz em perceber que, por dedução, cheguei em algo, digamos, cientificamente comprovado e relacionado com o impacto da corrida no corpo! =D
Enfim, depois de contar minha experiência, divido com vocês também o artigo: Respire Performance. Espero que lhes seja útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!