sábado, maio 11, 2013

Sorria, mesmo não sendo filmado! Afinal...


...rir é um santo remédio! Mesmo que, as vezes, e muitas vezes, seja difícil rir das situações que a vida nos propõem, mesmo que não haja tanto motivo pra rir, esboce ao menos um meio sorriso, por você.

Pra começar de maneira bem animada, digna de um sábado, dia em que boa parte da população tem seu primeiro dia de "descanso" depois de uma semana de trabalho... Para agora! Você, que talvez esteja trabalhando hoje, ainda que em casa, afinal, você tem milhares de coisas pra resolver em casa no fim de semana já que durante a semana você trabalha duro e não tem tempo, respira fundo, dê um sorriso pra vida, dê um sorriso pra você, pessoa batalhadora, que não se acomoda com as circunstâncias da vida, que deseja, mais que um futuro, um presente melhor! Sabemos que não é fácil, mas com raiva ou resmungando não vai melhorar. Então, tente tornar esse dia de trabalho o melhor dia que você puder, ok? E, continuando, olha como um belo sorriso pra vida pode contribuir:



Três vezes ao dia? Você pode fazer melhor que isso, certo? Além de reduzir a produção dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, o sorriso pode proteger o sistema imunológico, já que favorecem a atuação dos linfócitos B e T, produtores de anticorpos e rastreadores de vírus e bactérias, e até das células NK, destruidoras de células cancerígenas! Olha que beleza!

Mas ter adrenalina não é bom?

Depende. Em situações estressantes, necessitamos de mais vigor, uma reação mais rápida e intensa, maior rendimento em atividades esportivas e é aí que entra a adrenalina. De maneira simples, com o estímulo do sistema nervoso, a adrenalina é liberada produzindo efeitos sobre todo o organismo, gerando a elevação da pressão arterial e da atividade cardíaca, o aumento do metabolismo, por exemplo. Isso é o ideal, o necessário para esta conjuntura. Essa é a fase de alarme do estresse. Entretanto, esse não deve ser o normal de nosso corpo. Por isso, ele deve, cessado o estímulo, voltar ao estado de equilíbrio. Quando isso não acontece, entra-se na fase de resistência. Ok, o corpo se manterá preparado para qualquer nova agressão ou estresse, mas, em algum momento, entrará em esgotamento, chegando a fase de exaustão! E, aí, o que acontece? A baixa imunidade gerada poderá levar a hipertensão, ao infarto, a úlceras, entre outras reações. Então, é aquela frase de sempre: nem tanto ao céu, nem tanto a terra...

Mas isso que já sabia. A gente ri e fica mais feliz, consequentemente, tem menos estresse e fica menos doente.

Quase isso. O que acontece é que, com a liberação de endorfina causada pelo sorriso, as lágrimas, que nem sempre usamos para chorar, passam a ter mais imunoglobulinas, anticorpos que compõem a primeira linha de defesa contra infecções provocadas por alguns vírus e bactérias. Lembra de como é bom chorar de tanto riri? E essas imunoglobulinas também aumentam na boca, protegendo ainda mais o seu organismo. Então, não se reprima, ria muito! O riso acelera a recuperação - quem nunca viu o trabalho dos Doutores da Alegria? - e traz bons resultados no combate a dor, além de diminuir a tensão muscular.

Rir aumenta até o nível de colesterol bom no sangue, favorecendo o tratamento de doenças como o diabetes!

Além de tudo isso, o ar que sair dos seus pulmões quando rimos levam a oxigenação de todo o corpo, inclusive do cérebro!

E, quando falam que as pessoas ficam mais bonitas quando sorriem, é verdade, né? Sorrir deixa a pessoa mais suave, mais leve e ainda movimenta diversos músculos da face, contribuindo para evitar rugas e mandar embora a aparência de cansaço.

E isso tudo, acreditem, é apenas um resumo. Li diversas coisas sobre o sorriso. Quando esclarece que Sorrir faz bem a saúde, a notícia do Hospital Israelita Albert Einstein traz algumas explicações bem interessantes.

A pergunta que fica e certamente esperada, depois dessa conversa toda, é: VOCÊ JÁ DEU QUANTOS SORRISOS HOJE?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!