sexta-feira, maio 17, 2013

Dá-lhe Pedrinho!

Amanheceu brincalhão, né? Começou apagando a luz e deixando a torneira aberta. A manhã ainda parecia madrugada. Ok, engraçado, mas já está bom, eu acho...






+21


+22°
+21°
Rio de Janeiro
Sexta-Feira, 17
Sábado
+24°+20°
Domingo
+27°+21°
Segunda-Feira
+28°+22°
Terça-Feira
+26°+21°
Quarta-Feira
+27°+19°
Quinta-Feira
+27°+18°



Enfim, eu sou daquelas que diz que não acredita muito em previsões, mas sempre acompanha - tanto que coloquei a previsão aqui na barra da direita para meus semelhantes também acompanharem. Podem vir alguns dias de chuva por aí. Ou não, afinal, tudo pode mudar.

Diante disso, e independente disso, o importante é relembrar aquilo que sempre se lê em dias com muita chuva e principalmente nos dias das consequências das chuvas, quando vem as enchentes, inundações, desabamentos etc. E isso tudo não é o que desejamentos, mas é infelizmente o que acabamos vendo sempre quando a chuva não é uma simples chuva.

Aí, a gente lembra que o Rio é uma cidade com péssimo saneamento, que o desmatamento está cada vez maior, que o povo mal educado joga papéis de bala e todo o lixo que pode produzir no chão de forma absolutamente natural, que até as guimbas de cigarro podem entupir um bueiro etc etc etc. Isso sem lembrar no poder da natureza sozinha, que nada mais é do que resposta as agressões que vem sofrendo no mundo todo por muitas décadas, não é mesmo?

E de que adianta lembrar disso tudo só quando está chovendo sem parar e lemos coisas do tipo Chuva causa risco de deslizamentos e deixa bairros sem luz no rio ou Fiocruz confirma primeiro caso de leptospirose este-ano em campos-rj? De que adianta falar sobre isso agora e não mudar a atitude no dia-a-dia? E de que adianta eu, mais uma simples mortal ficar citando de novo e de novo tudo isso?

Mas eu não jogo lixo no chão! Eu faço a minha parte pelo meio ambiente!


Algumas coisas, realmente, estão além de nossas possibilidades: não podemos controlar o desmatamento de maneira tão rápida e até efetiva, mas pense nos pequenos atos: já pensou no seu filho, no amiguinho do seu filho, no seu parente mais próximo, no seu amigo, no seu vizinho, no seu colega de trabalho?


Ah, mas eu não vou ser a chata!


Mas não precisa ser aquela pessoa chata. Fala com jeitinho, faz uma brincadeira que leve a pessoa a, de maneira sutil, ficar levemente constrangida e guardar o papel no bolso, na bolsa ou jogá-lo na lixeira. A gente consegue fazer isso com as pessoas com as quais temos alguma intimidade, né? Não custa tentar.


E as obras que vão acontecendo e entulhando um monte de cimento, terra, sujeira, madeira pelo meio do caminho? E as encostas?

Pensa nisso pelo menos antes de fazer sua obra: verifica o isolamento da área, a limpeza durante e após a obra, a manutenção da passagem de água, a localização da sua casa, essas coisas. Começa por você. E, se puder, dá uns pitacos na obra ao lado, sei lá, comenta "viu aquela reportagem sobre as enchentes?" ou "quer uma ajuda pra organizar os materiais pra evitar que o lixo ou a água fiquem acumulados no caso de chuva?" Claro, se não puder, se não conhecer a pessoa ou não tiver abertura suficiente pra isso, não fala nada, não, ok? Sabe como o mundo anda estressado atualmente... Nesse caso, torce e reza pra sua entidade preferida porque ela vai ajudar - da forma dela, mas vai.

Além disso, tem outras possibilidades que a gente as vezes esquece:


  • Na Linha Verde, 0800618080, se você tiver informações sobre desmatamento e degradação de áreas, por exemplo, não custa cadastrar uma ocorrência. Segue o link pra maiores informações.


É mais ou menos isso, só um alô. E, sem maiores delongas, ficamos aqui, numa conversinha rápida sobre mais uma perspectiva de um aviso que já foi dado:




Precisa traduzir, não, né?

Um comentário:

Corre e comenta!