sexta-feira, abril 19, 2013

E o tempo pra corrida, como gerir?

Ah, o tempo! Esse é um dos elementos mais complicados de gerir, principalmente quando se tem que administrar uma série de atividades e relações, como trabalho, corrida, alimentação saudável, médico, mba a distância, livros, jornais, sites, compromissos, banco etc, etc, etc.


Ok, mas a vida é feita de prioridades e, com dedicação, podemos arrumar um tempinho pra tudo. Pelo menos, a gente tenta.  O trabalho é tarefa diária e, na verdade, não precisa ser sacrificante: a gente dá um jeito de tornar o ambiente agradável e as vezes até consegue, ainda mais quando consegue fazer algo com que realmente se identifique, o que é uma raridade - as vezes, a disciplina e o gosto por manter as contas em dia resolvem essa questão. A alimentação saudável é questão de hábito, que se tem ou se cria: eu, por exemplo, sempre tive uma boa alimentação, por isso, levo marmita pro trabalho, o que também contribui pro item finanças, fico atenta a minha alimentação em casa, mas tudo sem nóia. No quesito MBA a distância se inclui qualquer curso ou forma de estudo, tá? Descobri que a modalidade on line é uma boa pra que trabalha, já que a cada tempo livre podemos nos dedicar aos estudos, sem precisar deixar de fazer outras coisas. O mesmo vale pra leitura de livros, jornais e revistas, que podem ser cumpridas no ônibus, numa fila de espera ou num dia mais calmo no trabalho ou em casa. Compromissos a gente dá um jeito, né? Assim como médicos, ainda que a gente tenha que ir na upa com suspeita de dengue e saia com a confirmação de uma virose. Bem vinda virose sem nome! Febre, vai embora, por favor! E dengue, não venha.


Tudo ok na gestão do tempo, que ainda permitem espaço pra mãe, namorado, bate papo na hora do almoço do trabalho, visita a blogs interessantes. Parabéns!


Mas vamos pra onde tenho um problema, que pode ser o seu: você descobriu já há algum tempo que a corrida é a sua prática ideal, é o que você gosta e sente prazer em fazer, além da ioga, claro, que também mantém no seu dia-a-dia. Aí, depois de alguns meses parada, você volta a correr no tempo que tem livre preferido: antes de ir pro trabalho. Isso significa acordar 4h50, tomar um shake pra dar energia e sair as 5h20, com treino específico indicado por profissional da área. 


Beleza, sem problemas quanto a hora e a atividade. Adoro acordar cedo, de verdade! Então, vamos lá, alegres e felizes, acordando linda e saindo cheia de disposição pra correr ainda no escuro. Sim, porque sou adepta da corrida de rua - esse negócio de esteira é tão monótono! Você compra um frequencímetro pra acompanhar os resultados, que vão melhorando a cada dia, mantém treinos localizados  ou ioga nos dias de descanso ativo, volta às corridas - salve, salve, Circuito de Athenas! -, encontra o pessoal da equipe, se propõe a participar de pelo menos uma corrida de rua por mês, trabalhar seu treinamento pra aumentar a distância das corridas que participa de 5 pra 10km, manter a alimentação adequada a proposta, voltar a musculação assim que o horário de saída do trabalho estiver mais estável... Tudo está dando certo, você planeja ir à academia no próximo mês, pois os treinos estão ficando mais intensos. Lindo!

Aí, você começa a ouvir comentários sobre assaltos, furtos, roubos e afins nas redondezas e começa a ficar mais alerta, já que você sai pra correr num horário não muito movimentado; nota pessoas estranhas andando nas imediações da pracinha em que você treina. Enfim, por sua segurança, você decide não sair mais nesse horário. Aí, você não se dispõe a ficar parada, afinal, o Circuito WRun te aguarda no fim do mês! Começa, no mesmo horário, a treinar em casa, fazer uma local mais intenso alternando com a ioga. Mês que vem eu volto à academia pra usar a esteira.

Beleza. Mas e a saudade da corrida? 

"Ah, mas tem a noite!" 

Ok, vou correr a noite! Chego em casa por volta das 20h15. O horário é péssimo para correr na rua: carros passando, estacionando ou estacionados, calçadas cheia de gente onde tem ponto e onde não tem, bicicleta, cachorros, ruas escuras. Enfim, confesso que não tenho disposição suficiente pra essa coisa toda.


Sábado vou até a academia ver o que consigo arrumar no horário pós-trabalho. Sim, vou voltar pra esteira. Pelo menos, lá haverão outras pessoas e um ambiente diferente da minha casa pra amenizar a chatice de uma corrida no mesmo lugar. 


E a meta de uma corrida por mês continua e o Circuito WRun, dia 28, me espera! 


E você, como tem gerido seu tempo? Já conseguiu incluir uma atividade física na sua saúde? Já geriu seu tempo pra tentar descobrir aquela que mais te agrada?

P.S.: E, se a vontade de incluir saúde no seu dia-a-dia é real, mas a falta de tempo também é real e inconciliável, encontrei essas dicas muito interessantes no Vestindo Saúde. Dá uma olhada como pode ser simples.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!