segunda-feira, abril 22, 2013

E o respeito?

Uma palavra com tantos significados, né? E é impressionante como, por diversas vezes, todos eles são esquecidos ou inutilizados nas situações da nossa vida.

Se tem uma coisa que faz diferença, em uma pessoa, na minha, como sempre digo, humilde opinião, é a forma com ela lida com esse atributo chamado respeito. Penso da seguinte maneira: respeito é questão de educação. Você não precisa gostar, nem ter medo do outro ou achá-lo superior; ele não precisa ser mais velho ou, ainda, ter qualquer outra razão que te faça crer que ele é melhor do que você. Respeito é questão unicamente de educação. No mundo ideal, se a pessoa te respeita, te trata com educação, não te faz mal, não há porque você desrespeitá-la. Da mesma maneira, ainda que a pessoa te destrate, se você tem educação, você tomará atitudes entre, por exemplo, respirar fundo e ignorar a pessoa, tratá-la com educação, afinal, não é porque a pessoa é mal educada que você também deverá ser, ou ainda, se realmente valer a pena, responder de maneira firme deixando claro que a maneira como ela agiu não foi a correta, ao menos na sua opinião.

Mas, mais uma vez, esse é o mundo ideal, né? Seria lindo se fosse simples assim. Mas já parou pra pensar porque não é?

Partindo do princípio de que respeito é uma questão de educação, o que se costuma ensinar sobre respeito às crianças? "Respeite os mais velhos." "Respeite seu pai e a sua mãe." Respeite a sua professora." Algumas vezes, temos até "Respeite o seu coleguinha!", normalmente, repreendendo. É ou não é assim?

É claro que temos (espero) diversas situações de exceção a essa regra, mas infelizmente ainda é uma constante. Em geral, não existe a preocupação em esclarecer porque se deve respeitar, o que é respeitar e, principalmente, a quem respeitar. Respeitar é ouvir, obedecer, sem raciocinar? Aceitar qualquer tipo de coisa? Ouvir qualquer desaforo? Aceitar ser espancado? Conviver com absurdos? Porque é isso que a criança, naturalmente, pensa e isso acaba se refletindo pra vida dela enquanto adulto, no comportamento, nas palavras, nas atitudes. E aí a pessoa aceita ser agredida moral e verbalmente na escola pela professora, pelos "colegas" mais velhos, no trabalho ou na vida social pelo chefe ou superior, pelos "amigos" em situação "mais importante" ou "melhores colocados profissionalmente" ou "mais inteligentes" ou om "mais habilidade" em alguma atividade, pelos familiares "mais estruturados", "mais espertos" etc. E isso tudo é considerado normal, afinal, ele não se dedicou, ele é um burro, ignorante, cometeu um erro inaceitável ou imperdoável e merece ser tratado dessa forma. Além disso, ele está seguindo o que foi ensinado: ele respeita os mais velhos, os mais importantes, os mais experientes.

Começando pelo conceito - adoro conceitos (infelizmente) destruídos pelo tempo! "respeito demonstra um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado. Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Respeito)

Então, pode-se dizer que respeito é conquista, né?

Mais ou menos. Pode até ser assim, mas e quem não conquista esse respeito da sua parte, você desrespeita e pronto? E a educação? E a pessoa que você é? E a forma com a qual você costuma tratar as pessoas, como é?

Viu como são conceitos atrelados?

O desrespeito deve ser combatido, com inteligência, educando, esclarecendo, demonstrando. A vida é uma troca e agressões não podem ser tidas como normais. É fundamental saber falar com o outro e, sim, gerir suas atitudes e reações, ainda que haja intimidade na relação. Pensar antes de falar pra não agredir, não magoar, não desrespeitar a qualquer um, mais velho, mais novo, chefe, empregado, vizinho, colega, desconhecido... Numa fala ou numa reação. Gerir.

P.S.: Tento aplicar isso no meu dia-a-dia e, muitas vezes, tenho ódio de mim por, por algum tempo, desacreditar que isso realmente valha a pena. A sorte é que, como digo, meu santo é forte e me mantenho no caminho que acredito.

É difícil? É, mas o que não é difícil nessa vida, não é mesmo? Então, segue no som: É preciso saber viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!