segunda-feira, abril 29, 2013

Missão cumprida.

A ideia de hoje é espalhar a felicidade que se multiplicou no fim de semana, com a Corrida WRun. Missão cumprida!




É a empolgação da largada, a satisfação em chegar até a marca final com fôlego, a manutenção de um bom tempo, o reencontro com a pista e os corredores... Viva a endorfina! É a mesma felicidade e bem estar que sentimos quando rimos, ouvimos uma boa música, realizamos outros exercícios relaxantes como ioga, dormimos, tomamos café, comemos chocolate e pimentas, e até quando treinamos por mais de 30 minutos! Sim, porque a vida tem muito estresse e aborrecimentos, mas também está repleta de outras pequenas coisas capazes de nos trazer alegria.


Olha só quanta coisa a liberação de endorfina pode trazer: 


  • melhora a memória;
  • melhora o humor;
  • aumenta a resistência;
  • aumenta a disposição física e mental;
  • melhora o sistema imunológico;
  • alivia as dores; e
  • melhora a concentração.


E esses são apenas exemplos!!! A verdade é que, do mesmo modo que liberamos adrenalina em momentos de tensão, o cérebro produz a endorfina como reação a estímulos positivos. É dela que vem a disposição de continuar correndo quando, no último quilômetro, você pensa em parar ou seguir caminhando. É dela que vem a disposição para treinar antes ou depois do trabalho ou ainda cedo no fim de semana. É dela que vem o gás pra chegar animado no trabalho, mesmo quando o trabalho em si não gera toda essa animação. É é por causa dela que você se torna mais resistente ao estresse, à dor e até aquela tristezinha que as vezes bate - sim, a endorfina pode ser 400 vezes mais potente que a morfina quando produz a sensação de alívio! E é por causa dela que você tem seu soninho regulado ao começar a prática de atividades físicas ou que te deixam relaxado.

Por isso tudo, busque sua fonte diária - claro, como sempre digo, sem excessos, pra que não se torne um vício ou uma dependência, ok? Nem demais, nem de menos. Assim como um chocolatinho na deprê (ou até mesmo num dia animadinho) é bom e você não precisa se reprimir tanto, correr ou malhar em excesso não faz bem a saúde, podendo causar lesões e até punições mentais quando os contratempos não te permitirem praticar.

E é como diria Marley, everything's gonna be alright. Então, a vida segue, os problemas e felicidades vem e vão, e a gente tem que fazer o que com tudo isso? Gerir pra não bagunçar tudo e não se cobrar demais, deixando bons momentos passarem sem ser muito bem vividos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!