domingo, maio 05, 2013

Mas... e o açucar?

Depois de ler diversas informações sobre o sal e trazê-las no Sal, tão natural..., e vendo a quantidade de visualizações do post, pensei: e o açúcar?! Não falei do açúcar! 

Já perceberam que, de tempos em tempos, um dos dois é escolhido como bola da vez? Caramba, porque não se preocupam e falam sobre os prejuízos e malefícios dos dois ao mesmo tempo, já que ambos fazem parte de nossas vidas desde sempre e sobre eles devemos ser orientados antes que seja tarde e não possamos mais utilizá-los?! 

Enfim, para situações equivalentes, introduções equivalentes, com as devidas alterações: 

Ai, ai, tão adorado e, ao mesmo tempo, tão temido... Por diversas vezes, se debate sobre os malefícios do uso excessivo do açúcar para a saúde. 

Começando, como sempre, do começo, da mesma forma que o sal: o açúcar é um termo genérico para designar os carboidratos cristalinos comestíveis de sabor adocicado, como a frutose, que é o açúcar presente nas frutas, cereais etc, e a sacarose, que é a mistura da glicose com a frutose.

Mas de onde vem a estória da felicidade, aquela coisa de “ah, estou triste, preciso comer um doce pra me alegrar”?

Além de adoçar os alimentos ou bebidas, o açúcar fornece energia ao corpo humano, já que se transforma facilmente em glicose através da ação da insulina. É por isso, por exemplo, que antes de uma corrida, esporte que demanda grande quantidade de energia, é preciso ingerir carboidratos de fácil absorção. E não estranhamente, pela mesma razão, tem-se na corrida um dos fortes aliados no combate ou no tratamento do diabetes, disfunção que eleva desproporcionalmente o nível de glicose no sangue pela diminuição da quantidade ou da ação da insulina produzida pelo pâncreas.

Mas, voltando a alegria, ela vem dessa energia que é levada ao corpo através do consumo do açúcar. Basta olhar uma criança ou, na verdade, qualquer um que deseja comer um doce: a satisfação ou a euforia ou a ansiedade, ou todas elas juntas, podem surgir já no momento do pensamento, da lembrança do sabor do doce; e, certamente, durante e após a degustação, vem aquela sensação de satisfação e normalmente aquela vontade de comer mais um pouquinho. Por isso, cuidado com os excessos!

Mas como você é repetitiva. Qual é o problema de ter açúcar demais no sangue? Energia não é bom?

Nada em excesso, lembram? Nem energia. Afinal, níveis altos de açúcar no organismo aumentam as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e complicações como a cegueira e a morte. Esse não é o foco central, mas falando de açúcar considero importante destacar algumas características que, se observadas, podem evitar a evolução de doenças como o diabetes.

Então, já sei, é só cortar o açúcar!

Ai, como você é radical... Já falei que o açúcar é importante para o corpo, querido! Já esqueceu? Você já leu sobre isso fora daqui também! Sem açúcar, você pode desenvolver, por exemplo, a hipoglicemia, que, em linhas gerais, pode ocorrer de maneira reativa, como resultado do desequilíbrio entre os níveis de glicose e insulina no sangue ou em decorrência do jejum prolongado. Lembra de já ter lido algo sobre uma regrinha de comer de três em três horas? Pois é. E, aí, se você não consome de maneira adequada o bendito açúcar, pode perceber, entre outras coisas, sinais como palidez, tonturas, suor frio, sensações de fraqueza ou desmaio.

Entendi. Basta comer qualquer coisa com açúcar de três em três horas!

Calma, criatura! Você interpreta tudo ao pé da letra, hein. Não é comer ou beber qualquer coisa com açúcar... Além de não existir uma quantidade exata de açúcar pra se consumir por dia, você deve ter atenção em manter suas refeições mais leves e saudáveis. Outras medidas interessantes estão em manter a alimentação num intervalo de três a cinco horas e procurar uma atividade física, que ajuda a prevenir a queda de glicose no sangue.

Só pra esclarecer, o açúcar em si pode vir de várias formas, umas mais saudáveis e conhecidas que as outras. Quanto às calorias, tecnicamente, nada muito diferente. Tecnicamente...


Percebeu as diferenças? Então, abra seu leque de possibilidades em açúcar. 

Pra facilitar, olha que tabelinha interessante:


Refinado
Mascavo e demerara
Orgânico
Frutose

Energia

387 kcal
376 kcal
399 kcal
400 kcal

Carboidratos

99,90g
97,30g
99,3g
n/d

Vitamina B1

0mg
0,010mg
n/d
n/d

Vitamina B2

0,020mg
0,010mg
n/d
n/d

Vitamina B6

0mg
0,030mg
n/d
n/d

Cálcio

1,0mg
85mg
n/d
n/d
Magnésio
0mg
29mg
n/d


 n/d

Cobre

0,040mg
0,300mg
n/d
n/d

Fósforo

2mg
22mg
n/d
n/d

Potássio

2mg
346mg
n/d
n/d

Proteína

n/d
n/d
0,5%
n/d




Viu só, Você pode fazendo pequenas trocas e experimentos, você pode abusar de um docinho aqui, uma massa ali – sim, macarrão tem açúcar! - e depois compensar gastando essa energia com um esporte ou uma atividade de lazer ou, ainda, fazendo  refeições mais leves no resto do dia – sem ficar sem comer, por favor! Pense nos benefícios do açúcar consumido através de sucos, que muitas vezes nem precisam ser adoçados, ou comendo frutas. Olha que prático! É só prestar atenção no que se come, no tempo que se come e na quantidade que se come. Ou seja, continue gerindo perspectivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!