quinta-feira, abril 25, 2013

Números estão pros resultados assim como...

Vamos falar um pouco sobre números, afinal, em geral, quando se fala de gestão, se remete a valores, estatísticas, quantidades, mas, na verdade, na verdade, apesar de ser fato que, tendo números, acompanhando resultados e estabelecendo metas, temos uma grande ajuda, acredito que nem sempre eles são TÃO fundamentais.


É normal contabilizarmos as coisas: quantos anos você tem, quantos livros você já leu, quantos abdominais você faz, quantos quadradinhos da barra de chocolate você comeu, quantas provas faltam pra acabar o período (ou quantos minutos faltam pra acabar aquela prova super difícil), quantas calorias você ingeriu, quantos(as) caras (garotas) você já  namorou - ou ficou (eh, mundo moderno!),quantos quilômetros faltam pra acabar a corrida (ou quantos você conseguiu correr no treino), quanto tempo falta pra ir embora do trabalho.............................. (Quantas coisas cabem nestas reticências!)


De certo, toda essa contagem pode proporcionar um estímulo em continuar algumas atividades e metas, e metas são fundamentais para definirmos pra nós mesmos o que queremos e onde queremos chegar. Contabilizar se torna, neste aspecto, um meio de acompanhar uma evolução, ok, mas jamais pode se transformar em uma prisão. Pense se algumas coisas comumente contadas, no fundo, precisam o ser. Por exemplo, você estipulou metas na vida, construiu sonhos e estabeleceu estratégias para alcançá-los, sei lá, filhos com tantos anos, x faculdades até a idade tal, emprego dos sonhos em determinado tempo, corrida de tantos quilômetros com x treinos - fui bem ampla nos exemplos e quem me conhece sabe que algumas metas são minhas e outros totalmente não, o que importa é abrir seu caderninho de metas mentais (ou ainda real, se você faz aquelas listinhas de objetivos de início de ano ou de vida) e perceber pra quantas você estabelece um tempo "limite" e se cobra ao extremo quando vê que este está se esgotando! Será que o tempo para você chegar em alguns resultados pode realmente ser mensurado? Será que, em muitas ocasiões, estabelecer uma perspectiva temporal ou numérica pras suas metas não pode surtir um efeito desanimador ou desestimulante? Tome cuidado, nada de excessos, ok?


Muitas são as ocasiões em que o tempo pretendido não corresponde ao tempo possível, ao tempo do tempo. Já ouviram aquela frase "tudo tem seu tempo"? É isso. Nem sempre o tempo da vontade é o tempo em que as coisas tem de acontecer. Planeje, contabilize, almeje, persista, desafie-se, batalhe, faça o seu. O resto se encaminha no tempo em que deverá se encaminhar, pra tudo. Por vezes, a meta não será atingida, nem no tempo, nem fora dele, e isso é normal. Por vezes, ela virá bem depois ou bem antes do esperado. Por vezes, os objetivos ou estratégias serão modificados. Isso é a vida! E essa é uma grande oportunidade para aprender a controlar a ansiedade, a lidar com a frustração, manter a dedicação, aprender com os erros e valorizar cada conquista, não é mesmo? Think about.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!