quinta-feira, abril 11, 2013

COMO VOCÊ TEM GERIDO SUA HIDRATAÇÃO?

Vou começar o dia falando de algo que certamente você já leu e lembra que leu, e provavelmente mais de uma vez. Talvez, você prefira fingir que não lembra, mas que você leu você leu - fora a possibilidade de seu médico já ter dito e você, subitamente, "esquecido"  ;-) Mas, tudo bem, eu estou aqui pra lembrar! 


Como você tem cuidado da sua hidratação?

a) Nem presto atenção. Beber água é natural: a gente sente sede e bebe água. Se não sentir sede, é porque o corpo está suficientemente hidratado.
b) Bebo naturalmente, mas presto atenção para que, nos dias mais corridos, tenha sempre uma garrafinha em mãos pra não deixar de ingerir toda a quantidade necessária para a saúde.
c) Adoro água! Bebo água o dia inteiro sem parar! Com certeza passo, e muito, dos 2 litros recomendados!
d) Ih, nem preciso beber tanta água porque bebo outros líquidos, como sucos e chás, durante o dia pra me hidratar de maneira funcional.


Se reconheceu em alguma das respostas?


Antes de tudo, o essencial e mais do que conhecido: água é fundamental para sua vida! 

Você pode até não saber mas, além de matar a sede, a água atua na regulação da sua temperatura, nos seus processos de digestão, circulação, excreção etc, além de ser responsável pelo transporte de nutrientes entre as células do seu corpinho. Se você pensar que, em regra, durante um dia, seu organismo elimina, pelo menos, cerca de 100ml pelo suor e mais de 1 litro pela urina, você pode concluir de maneira rápida que, se você não beber água, você vai desidratar.


Ah, mas se eu não beber água não vai ter isso tudo de água pra eu eliminar!


Ok. E o que acontece se você não beber água? Seus órgãos vitais não vão conseguir trabalhar porque precisam da atuação da água para ter 100% de sua capacidade de trabalho. Uma das possíveis consequências mais conhecidas é a formação de cálculo renal.


Ah, mas ontem eu bebi um monte de água! Estou com estoque.


Não. Seu corpinho não tem caixa d'água. Você bebe água ou até consome alimentos que te hidratam, ele usa o que ele tem que usar e manda embora o resto, pelo suor, pela urina e outros mecanismos com tudo que não serve pra ele junto. Nesse procedimento, se tudo estiver funcionando bem, ele manda pra fora de você - claro, em medidas e quantidades razoáveis porque a água tecnicamente não cura, mas apenas auxilia e muito - as toxinas que você não quer.


Tem um artigo bem bacana sobre isso no Ativo.com. Dá uma olhada

Isso quer dizer que você precisa beber água todos os dias. Nem demais, nem de menos. Sim, porque nada em excesso faz bem, nem água. Tudo tem sua medida. Você pode ler mais sobre isso aqui.


Mas qual é a medida? Depende. Depende do seu dia, das suas atividades, da sua saúde, da sua idade, do seu peso... Existem diversas fórmulas, recomendações médicas variadas. Acredito no bom senso. 


O Jornal Hoje falou disso de uma forma bem simples. Confere!


E as outras fontes de água (líquido), como chás, leite, alimentos? 

São boas alternativas complementares à ingestão de líquidos diários, mas não substituem a água NUNCA! Então, beba água de maneira regular e invista em sucos, vitaminas, chás, frutas, sopas etc e preste atenção nas reações e sinais que seu corpo te dá! Você estará se hidratando corretamente e gerindo de maneira adequada a sua saúde!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!